AGRADECEMOS A PRESENÇA DE TODOS.

Clique aqui para assistir às gravações das conferências do evento, transmitidas ao vivo originalmente no dia 26 de fevereiro de 2016.

Aedes e as epidemias atuais

O Brasil e outros países vivem uma epidemia emblemática, as doenças transmitidas pelo vetor Aedes aegypti. Não raramente nos deparamos com opiniões e informações confusas e por vezes equivocadas, que rapidamente são disseminadas pelas redes sociais.

O enfrentamento da atual situação engloba mobilização de toda a sociedade, envolvendo ações conjuntas para o controle deste vetor, assistência adequada às pessoas infectadas, e, sobretudo o investimento maciço em pesquisas.

A Faculdade de Medicina da UFMG, em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde, promove o “Simpósio Aedes e as Epidemias Atuais: Realidade, Possibilidades e Ações”, com o objetivo de promover uma atualização para profissionais da saúde e alunos da graduação em áreas da saúde sobre arbovírus e arboviroses emergentes e reemergentes no Brasil. Deste modo, vem dar a sua contribuição social, dentro do seu papel formador e disseminador de conhecimento.

Estamos diante do aumento expressivo da ocorrência de doenças já conhecidas, como febre amarela, dengue e febre chikungunya, mas, sobretudo diante da ocorrência da infecção pelo zika vírus e a recente associação com a microcefalia congênita e síndromes neurológicas. Trata-se de uma emergência de saúde pública. Um desafio para o sistema de saúde, para a comunidade científica e para a população brasileira.

Público Alvo

Comunidade acadêmica - professores, alunos, funcionários dos cursos da área da saúde.