Sauvi - Pesquisa sobre saúde e prevenção da violência

Todos sabem que a violência tem crescido e se tornado um problema grave para todas as pessoas. São muitos casos de homicídios, mortes no trânsito e suicídios. São também muitas agressões e autoagressões dos mais diferentes tipos, como maus tratos e abuso sexual de crianças e mulheres, bullying, diferentes violências contra homens e idosos, desigualdades, discriminação, negligência.

Os serviços de saúde ficam abarrotados de casos de doenças e agravos resultantes de violências, que são intencionalmente provocadas, disputando as vagas disponíveis com as demais doenças e problemas de saúde.

A Pesquisa Saúde e Prevenção da Violência - SAUVI (lê-se Salve) – tem o objetivo de produzir conhecimentos sobre as várias formas de violência, sobre os fatores que exercem influência sobre ela, tanto no sentido de seu aumento e disseminação, quanto no sentido do seu controle e superação e, por fim, sobre a sua relação com a saúde das pessoas e das populações.

Esses conhecimentos serão utilizados para orientar os programas e as ações municipais voltadas para o combate à violência. É uma pesquisa da UFMG, especificamente do Mestrado Profissional de Promoção de Saúde e Prevenção da Violência, em parceria com os Municípios de Belo Horizonte, Betim e Sete Lagoas e com apoio do Ministério da Saúde.

Sauvi - Pesquisa sobre Saúde e Prevenção da Violência