Macro-região Norte
    Macro-região Nordeste
    Macro-região Sudeste
    Macro-região Sul
    Macro-região Centro-Oeste





Apresentação

A saúde da mulher é uma das prioridades das Políticas de Saúde do Brasil e compreende, entre outros temas, a abordagem da violência, problema ainda muito grave no nosso meio, apesar dos esforços que veem sendo empreendidos, ao longo do tempo, no seu combate e prevenção.

O Projeto Atenção Integral à Saúde da Mulher em Situação de Violência se insere nesta temática e tem como objetivos principais a capacitação de profissionais, a organização da Rede de Atenção e a produção de conhecimento e de material científico, estratégias importantes para prover o cuidado à mulher da cidade, do campo e da floresta, que vivenciam esse tipo de situação.

De âmbito nacional, o Projeto é financiado pelo Ministério da Saúde e será executado por equipe da UFMG e seus parceiros de vários setores, Estado, Municípios e sociedade civil.

Seu lançamento aconteceu no Seminário intitulado “PARA ELAS. Por elas, por eles... Por nós”, que se realizou nos dias 21 e 22 de fevereiro, no Campus da UFMG. Este seminário teve papel essencial e, como se fosse o berço do Projeto, tem a responsabilidade de moldar as suas feições finais e apresentá-lo à sociedade. Como espaço de articulação terá ainda o papel de integrar os diferentes participantes e, finalmente, como encontro de profissionais, saberes e práticas, constituir-se espaço de agregação e produção de conhecimento sobre o tema.

 

Agradecimentos

Nossos agradecimentos aos coordenadores e participantes dos Seminários Macrorregionais – Nordeste/Salvador-BA; Norte/Palmas-TO; Sul/Curitiba-PR e Centro-Oeste-GO; do Seminário São Mateus-ES; do Curso de Atualização em São Paulo e das Oficinas nos Municípios do Campo e Floresta: Posse, São Mateus; Santana do Matos, Quixadá; Igarapé Miri, Cruzeiro do Sul e São Lourenço. Agradecemos também aos representantes de todos os Estados e Capitais Brasileiras que participaram do Seminário Nacional em Belo Horizonte.

  • Seminário Nacional Belo Horizonte, 21 e 22 de fevereiro de 2013

  • Oficina Sudeste Belo Horizonte, 15 de março de 2013

  • Curso de Atualização São Paulo, 20 de maio a 03 de junho

  • Seminários Macrorregionais Nordeste - Salvador, 9 e 10 de maio de 2013 Norte - Palmas, 27 e 28 de junho de 2013 Sul - Curitiba, 17 de setembro de 2013 Centro-Oeste - Goiânia, 10 e 11 de abril de 2014

  • Oficinas de Municípios de Campo e Floresta São Mateus, 14 a 17 de maio de 2013 Posse, 10 a 12 de julho de 2013 São Lourenço, 26 a 29 de agosto de 2013 Quixadá, 10 a 12 de setembro de 2013 Cruzeiro do Sul, 7 a 9 de outubro de 2013 Santana do Matos, 11 a 13 de novembro 2013 Igarapé Miri, 4 a 6 de dezembro de 2013