1 2 3 4

Sobre o Programa

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Aplicadas à Saúde do Adulto (PrPGCASA) resultou do processo de reestruturação do Programa de Pós-Graduação em Clínica Médica, concretizada em 2008. Neste processo foi contemplada a inclusão de docentes, da infra-estrutura e de linhas de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Gastroenterologia.

O PrPGCASA tem como objetivo principal a consolidação de um projeto moderno de PG que contemple a inter e multidisciplinaridade e possibilite formação de docentes e pesquisadores mais ampla, crítica, criativa e integrada com as ciências aplicadas à saúde. Nesse contexto, a admissão de alunos de outras áreas do conhecimento que não a medicina foi implementada no início de 2009, como medida de promoção da interdisciplinaridade do Programa.

Outra prioridade do Programa é o incremento do intercâmbio internacional. Como resultado das iniciativas de internacionalização, número progressivamente maior de alunos tem realizado doutorado sanduíche, e, professores, pós-doutorado no exterior.

O PrPGCASA abriga, neste momento, 10 linhas de pesquisa. A estrutura curricular do Programa compreende disciplinas diversificadas e somente uma disciplina obrigatória: Ética Aplicada à Pesquisa em Saúde.

O número alunos e de defesas tem aumentado progressivamente e a qualidade dos trabalhos tem sido reconhecida no âmbito da UFMG, com a premiação de teses defendidas no Programa, nos anos de 2009 (Grande Prêmio UFMG de Teses na área de Ciências da Saúde), 2010 (Menção Honrosa da FM-UFMG), 2011 (Prêmio Baeta Viana da FM-UFMG) e 2012 (Menção Honrosa da FM-UFMG).

Apesar de o PrPGCASA ser um programa novo, ele surge do amadurecimento e tentativa de correção de rumo de dois outros programas de PG da Faculdade de Medicina da UFMG. Esta característica tem permitido ao novo Programa alcançar maior produção de conhecimento (quadro docente mais produtivo), maior interdisciplinaridade e capilaridade (corpo discente ampliado para outras áreas da saúde) e incremento de intercâmbio internacional.